Como deixar o espaço aconchegante

espaço aconchegante

Não basta ter beleza e funcionalidade, aconchego também é fundamental. Um espaço quando é projetado, deve ser levado em conta não apenas questões estéticas ou funcionais. Deve ser pensado o quanto de conforto ele oferece. Ter um espaço aconchegante oferece aos visitantes uma boa experiência no tempo em que permanecem no lugar.

Para que seja alcançado um bom nível nesse aspecto, existem técnicas e tendências que ajudam os espaços a ficarem cada vez mais gostosos para se visitar.

De acordo com o Arquiteto Alexandre Casarim, para um consultório ser mais aconchegante, é preciso trabalhar com cores claras, ergonomia das poltronas e assentos em geral, ter locais com iluminação indireta e seguir na direção da diversidade de materiais de acabamento.

As cores claras (com tons fechados) trazem leveza e amplitude ao ambiente. Com relação à ergonomia do mobiliário, ela traz às pessoas um ajuste adequado ao corpo quando a pessoa está sentada. Esse é um convite à pessoa permanecer no local.

A iluminação indireta traz um conforto adicional. Ela não agride os olhos como uma iluminação direta (alguém já acendeu uma lanterna e virou para você? Esse é efeito do incômodo uma iluminação direta em maior grau).

A respeito da diversidade de materiais de acabamento, essa linha de composição oferece camadas de conceitos quando observadas. Isso gera diversas sensações e pensamentos, além de dividindo os ambientes.

Boas opções que tornam o espaço aconchegante

aconchegoAinda segundo o Arquiteto Alexandre Casarim, forros de gesso com sanca invertida são uma boa ideia para aumentar o aconchego de um lugar. Outras opções são utilizar os conceitos de luminárias de embutir e a Led, essa última traz um ganho adicional de durabilidade e economia.

Com relação aos pisos, Casarim indica o uso de porcelanatos retificados ou pisos resinados. É importante ter em mente que esses pisos tem um custo de investimento cerca de três vezes maior do que pisos comuns.

Uma outra ideia bem interessante é a utilização de música ambiente. Cuidado para fazer uma escolha compatível com os visitantes e com a função do espaço.

Pensando especificamente com relação à iluminação, é recomendado quando o assunto é conforto, a utilização de lâmpadas Par20 e fluorescentes. Com elas, consegue-se ambientações mais calmas. Em clínicas e consultórios, são utilizadas lâmpadas super 84 ou 85, de acordo com a especialidade do profissional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Converse pelo WhatsApp