A empatia entre o arquiteto e o cliente

empatia

Quando pensamos em relações humanas pessoais e profissionais, temos sempre que levar em conta a importância da empatia. Ela é o que une as pessoas, que faz com que seja possível haver cooperação e satisfação entre todos os envolvidos. Na arquitetura, esse é um ponto fundamental que o Arquiteto Alexandre Casarim faz questão de cultivar.

Segundo Barbara Bates em seu Propedêutica Médica, empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir com o outro e se importar com isso.

Na arquitetura, significa integração entre os envolvidos no processo de criação e implementação do projeto. Arquiteto e cliente tem que estar em sintonia.

Integração

Quando existe integração entre os arquiteto e seu cliente, o trabalho flui com naturalidade. Existe a tradução dos sentimentos e anseios do cliente através das ferramentas e experiências do arquiteto.

A empatia permite que exista harmonia na hora de pensar, conceber e implementar o projeto arquitetônico. É uma forma de trabalhar que permite abertura para o diálogo, para a composição de visões e gostos. Tudo visando trazer para o espaço tanto a personalidade e o sonho do cliente, quanto a técnica e o conceito do arquiteto.

Empatia na arquitetura

integraçãoCom uma relação empática, o arquiteto tem as condições para entender profundamente o que seu cliente está querendo. Saber qual mensagem quer que seja transmitida, quais sensações quer despertar com seu lugar. Qual história deseja contar com a estrutura arquitetônica?

Tudo isso é possível quando existe uma postura aberta, sincera e capaz de compor pensamentos. Uma visão de trazer o cliente para o processo criativo, investigando e entendendo com profundidade quem ele é e o que deseja.

A questão é se importar com o outro. Não basta ter conceitos incríveis, mas sem alma. E essa alma é trazida para o projeto apenas quando o arquiteto abre espaço para isso.

Com empatia, é possível que em cada projeto, o arquiteto mantenha seus conceitos e fundamentos, adequando suas técnicas e trazendo ao mundo o que seu cliente tem de mais especial: a sua personalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Converse pelo WhatsApp